Porque deve descarbonizar o motor do seu veículo?

Se gosta de manter o seu automóvel em perfeito estado de conservação, ou porque verifica que o motor “perdeu qualidades” com o passar do tempo e dos quilómetros percorridos, temos a solução para si: a Descarbonização!

Ao longo da vida útil do seu veículo, o interior dos cilindros produz um número infinito de pequenas explosões para queimar a mistura de ar e combustível.

Como consequência, em muitos elementos que estão em contacto com a zona de ignição acaba por assentar uma camada de “carvão” nociva e prejudicial ao motor, que barra a passagem e prejudica o motor e o seu desempenho.

O próprio óleo do motor não trabalha a menos de 100º, produzindo pequenos e infinitos depósitos de carvão com o passar do tempo. A solução é, obviamente, a limpeza do motor.

Realizar uma limpeza na oficina pelos métodos tradicionais pode ser muito trabalhoso porque não se trata apenas de desmontar o motor, limpar e voltar a colocar no sítio.

O processo inclui o tratamento de injetores, válvulas, câmaras de combustão, coletores, e também da válvula EGR, o turbo, a linha de escape, incluindo catalisador, filtros de partículas, etc.

É um processo demorado e trabalhoso, mas é o único eficaz para motores com acumulação de carbono grave.

Antes da remoção individual em cada peça e componente, geralmente o motor e as várias peças passam por um banho químico para “libertar” os depósitos de carvão.

Por isso, descarbonizar os motores recorrendo a este procedimento é também mais dispendioso, porque implica custos elevados de mão-de-obra.

Sugerimos que faça sempre a manutenção automóvel preconizada pela marca, sendo recomendável utilizar no motor da sua viatura, óleos de qualidade para: lubrificar, refrigerar e limpar os componentes do motor.

A melhor forma de evitar submeter-se a uma demorada e custosa operação de descarbonização física do motor é prevenir. Uma manutenção rigorosa, com visitas regulares à MECAMONDIM, garante uma maior longevidade da mecânica!

Mas hoje em dia, a MECAMONDIM oferece uma alternativa ao desmantelamento do motor e limpeza peça a peça: temos um tratamento inovador e original que se baseia na injeção de hidrogénio, produzido internamente e de forma totalmente automática por uma máquina.

Usando este mesmo equipamento, o hidrogénio é injetado na conduta de ar de admissão do motor, aumenta consideravelmente a temperatura de combustão, forçando um processo químico que irá ajudar a anular os depósitos de carvão responsáveis pela “atrofia” do propulsor.

Este tratamento com hidrogénio tem um custo relativamente baixo rondando os XX,00€, compensando mesmo que a taxa de remoção num motor já bastante “sujo” possa não ultrapassar os 75%.

Deve por isso optar por este processo, quando sentir que o motor tem quebras de potência ou um ralenti irregular, é o momento exato para fazer uma Descarbonização.

Pode fazê-lo a partir dos 40 mil km se o seu veículo possui motor diesel ou dos 80 mil km em veículos com motor a gasolina.

Se pretender mais informações sobre o processo e as suas vantagens, por favor consulte-nos!

Temos todo o gosto de o elucidar!